E já que o assunto é desejo, imagine você - um moleque com seus doze anos - e, de repente, aparece aquela gata com o corpo da Cindy Crawford, as sobrancelhas da Cindy Crawford e você descobre - estupefato - que é mesmo a Cindy Crawford bebendo uma Pepsi no posto de gasolina perto da sua casa. Mil coisas...
sábado, 30 de outubro de 2010
Desejo e paixão nos filmes de Pepsi e Coca
sexta-feira, 29 de outubro de 2010
Profissão Repórter revela: O Crush existe!
Depois que o Caco Barcellos inventou o “Profissão Repórter”, resolvemos aderir a esta fórmula de sucesso e decidimos investir em novos valores. Para tanto, transformamos um economista e um marqueteiro em nossos “repórteres por um dia”. Em suas recentes viagens, eles fotografaram refrigerantes. Hoje o blog abre espaço para estes dois colaboradores ocasionais.
Marca Fullpower em novo segmento
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
BBB 11 estreia dia 11 de janeiro
Teste de sabor: Hey Song Sarsaparilla (APROVADO)
De acordo com um estudo da consultoria Taiwan Beverage Industries Association, o mercado de não–alcoólicos naquele país vai muito bem com um consumo per capita superior a 120 litros. A Hey Song é líder de mercado que disputa com gigantes como Coca-Cola e Pepsi. O apelo patriótico é responsável pela participação no mercado, superior a 80%. O marketing agressivo é outro fator que expande as fronteiras do produto até a China. As raízes de sarsaparilla, antes de processadas, são amargas, pegajosas e têm forte cheiro. A planta é também usada na fabricação de cervejas.
quarta-feira, 27 de outubro de 2010
Consumidor brasileiro leva gato por lebre...
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Planeta Coke: em curto, médio e longo prazos
Em recente entrevista à Meio & Mensagem, o executivo destacou que este é considerado um mercado importantíssimo para as pretensões globais da empresa. Com 1,2 bilhão de habitantes, a Índia deverá tornar-se – segundo projeções - mais populosa que a China até 2030 - um mercado consumidor que não se pode subestimar. O desafio não é fácil: trata-se da população mais heterogênea do planeta, com acentuadas diferenças climáticas, geográficas, religiosas, sociais, culturais (189 idiomas) e demográficas.
No país, as marcas que lideram o mercado são Thums Up e Sprite. A Pepsi aparece com 13% e a Coca-Cola com 8% - mas deve-se considerar que a empresa se retirou do país por 16 anos – participação zero - por não concordar com exigências mercadológicas impostas em 1977 e somente revogadas em 1993. Ocorre que Thums Up e Sprite são do portfólio da Coca-Cola Company, o que dá mais de 50% do share naquele país. Em português claro: Os produtos Coca-Cola têm mais da metade do mercado.
Além da família, Ricardo Fort levou para o outro lado do mundo a experiência do mercado brasileiro – com algumas semelhanças e muitas diferenças do indiano. As estratégias para os próximos anos ele não confessa nem sob tortura mas revela que os jogadores de críquete e os astros de Bollywood são muito mais idolatrados que nossos craques de futebol ou nossas cantoras de axé. E que a publicidade até hoje feita com estes ídolos não é eficiente.
O território de trabalho de Fort inclui ainda Bangladesh, Butão, Ilhas Maldivas, Nepal e Sri Lanka.
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Red Bull promove festival no metrô e Pepsi lança campanha como alternativa à marca líder
Só pra variar um pouco, a Red Bull vai promover um evento pra lá de original: o Red Bull Sounderground, o primeiro festival internacional de músicos de metrô que vai percorrer as cidades de Barcelona, Londres, México, Montreal, Moscou, Nova York, Paris e São Paulo. Na capital paulista, os 3,5 milhões de pessoas que usam diariamente o serviço poderão ouvir música da melhor qualidade entre os dias 8 e 12 de novembro em diferentes estações do metrô. Oito artistas paulistanos e outros das demais cidades – totalizando 20 – já estão escalados. E para ouvi-los basta comprar o bilhete da passagem.
O hábito de tocar música no transporte metropolitano não é muito comum nas capitais brasileiras mas é muito difundido nos metrôs europeus, não somente nas estações mas até mesmo no interior das composições. Curioso é que não haverá fonte de energia elétrica disponível para as apresentações nem serão permitidos instrumentos de percussão ou bateria. O festival tem incentivos da Lei Rouanet.
Entre os artistas com participações já confirmadas estão:
Les Maga (duo) – Guitarra/Seresta; Mustard and Custard (duo) – Violões/ Folk; Pedro Loop (solo) – Baixo elétrico/ Experimental; Vadim Klokov (solo) – Fagote/Erudito, instrumental; Vibrafone Chorão (trio) – Violão, pandeiro e xilofone/ Chorinho; Viviane del Pintor (trio) – 2 violões e violino / Folk, celta; Duo Benetiz (duo) – Violão e flauta/ Chorinho; Rafael Masgrau (solo) – Guitarra elétrica/ Hard rock instrumental.
Pepsi se apresenta como alternativa
sábado, 23 de outubro de 2010
Se beber não dirija...principalmente se estiver numa corrida. E mais: um dia sem notícia!
A frase é conhecida por todos: "Se beber não dirija". E, ao volante, nem refrigerante. Como o sábado é dia de cinema no Blog do Refri, o jeito foi garimpar este engraçado comercial de 7 UP – refrigerante que, infelizmente, não existe por aqui. A produção mostra um piloto se deliciando com uma latinha do produto enquanto, do lado de fora, os demais pilotos aceleram pra valer.
No news, good news...?
sexta-feira, 22 de outubro de 2010
Como estou dirigindo?
Pelo menos uma vez na vida todo mundo já teve a vontade de ligar para o serviço "Como estou dirigindo" e reclamar de um motorista de caminhão de refrigerantes ou de cervejas que cometeu alguma imprudência no trânsito. Quando alguém liga para o 0800 não está falando com a garagem da empresa, por exemplo, mas com um call center de atendimento profissional que encaminha a reclamação para os responsáveis dentro da empresa.
Pois este é um serviço em âmbito nacional que é prestado por uma terceirizada, como a Telequality Contact Center, por exemplo. O serviço 0800 Veículos - de telemarketing receptivo - foi criado com o objetivo de melhorar a qualidade de direção e comportamento dos condutores contribuindo para a redução do número de acidentes e da exposição negativa da empresa contratante.
Os operadores que atendem as ligações abrem um chamado registrando o fato ocorrido e enviam para a empresa contratante em tempo real (via e-mail e sistema). O serviço é contratado pela empresa cliente que paga uma mensalidade - pode chegar a apenas R$ 2,50 por veículo. O número das reclamações da Coca-Cola, por exemplo, é o 0800 0229345. A Piraquê atende no 0800 0256161.
Sanduba com refri
O Bob´s e a Coca-Cola lançaram esta semana a promoção Trio Copão em todas as 713 lojas da rede de lanchonetes no Brasil. Para divulgar a ação, a agência NBS criou uma campanha que inclui anúncios na TV aberta e material no ponto de venda. O objetivo da rede é aumentar em 10% as vendas da categoria sanduíche após o lançamento da campanha.
Amanhã tem dois filmes bem legais aqui! Não perca!
quinta-feira, 21 de outubro de 2010
Eleições também valem para refrigerante e quando o açúcar atrapalha o crescimento...
Até o dia 24 de outubro você pode dar seus votos na promoção “Sprite Refresque suas ideias” que vai escolher desenhos que irão ilustrar as latas do produto ao longo do próximo ano. O William Candido entrou no concurso e pede que votemos na peça que ele criou. Para tanto basta entrar em http://refresque.sprite.com.br/arte/212258 e votar quantas vezes quiser. O Blog do Refri já foi lá e confirmou seu voto. Vamos dar uma força para o amigo que está sempre aqui conosco. Ele é estudante de Design e conta com o nosso esforço democrático.
As 30 artes mais votadas ganham um Xbox 360 customizado. Uma comissão julgadora escolherá as quatro melhores para serem as próximas latas de Sprite. Você pode ver outras criações do William Candido clicando abaixo:
Coca cresce mas lata e açúcar atrapalham
A Coca-Cola Company está exultante com os resultados da empresa no último trimestre terminado em 1º de outubro – o 26º de crescimento consecutivo. No período, o crescimento global foi de 5% e, no Brasil, foi de 13% em relação a igual período em 2009. Em entrevista ao Valor, o VP de Comunicação no Brasil, Marco Simões, disse que o resultado poderia ter sido melhor não fossem as dificuldades oriundas do crescimento – referindo-se à alta do preço do açúcar e a falta de latas.
A participação da empresa no mercado nacional também cresceu no período, de 55% em junho para 58,3% em setembro. Simões atribui o aumento aos novos consumidores que ascenderam socialmente.
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Oktoberfest no país do suco de laranja
Suco de laranja: investimento líquido e certo
terça-feira, 19 de outubro de 2010
Rede Globo fatura com esportes e carnaval
Passa de R$ 1 bilhão o faturamento da Rede Globo com a venda de patrocínios de três dos seus principais pacotes: Futebol, Fórmula 1 e Carnaval. Além dos reajustes nos preços de tabela (15,5%), a emissora abriu uma cota a mais em cada projeto, o que proporcionou uma alta de 35% em relação ao que foi faturado no ano passado. A informação é da MM Online. Com isso, o caminhão de grana vai para o Jardim Botânico com R$ 1,24 bilhão contra os R$ 922,5 milhões do ano anterior. Instituições financeiras, operadoras de telefonia e a indústria estão entre os principais patrocinadores dos eventos em 2011.
O pacote mais rentável será o futebol que trocou cinco cotas de R$ 116 milhões por seis de R$ 134 milhões. Ambev (cervejas), Casas Bahia, Coca-Cola, Itaú, Vivo e Volkswagen são os patrocinadores. O Top de cinco segundos foi comprado pela Olympikus por R$ 42 milhões.
segunda-feira, 18 de outubro de 2010
Craque pisa na bola mas mantém pé de meia
sábado, 16 de outubro de 2010
Tio Sukita sofre na mão da sobrinha
Se tem um personagem que sofreu na publicidade brasileira, esse alguém foi o Tio Sukita - interpretado pelo ator Roberto Arduim. O tio era um pateta que tentava "chegar" na vizinha - a modelo Michelly Machri - quase trinta anos mais nova. A campanha da Brahma, em 99, fez muito sucesso e rendeu três filmes: Todo mundo se lembra logo daquele filme em que o tio encontra a sobrinha no elevador - que você já viu aqui na postagem de 25 de junho (http://blogdorefri.blogspot.com/2010/06/lembra-do-tio-sukita-olha-ele-aqui.html ).
Os outros dois filmes, "Festinha" e "Excursão", mantém como mote a saga do quarentão que tenta parecer mais jovem mas que sempre quebra a cara diante da vizinha-princesa e sua inseparável Sukita. Estes dois filmes também foram exibidos na TV - e são engraçados - embora "Elevador" tenha sido o mais marcante. Assista agora e divirta-se:
Olha o outro "mico" do tiozinho:
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
Lançar produtos na terra e no idioma dos outros pode ser perigoso... E engraçado
Certas coisas não se traduz
Selecionamos algumas gafes: A Clairol desistiu de lançar na Alemanha a sua prancha para cabelo “Mist Stick” depois de descobrir que a tradução de “Mist” em alemão era “excremento”. Uma nova marca de creme facial, batizada de “Joni”, teve de mudar de nome para seu lançamento na Índia. Na terra dos “tuc-tuc”, “Joni” quer dizer o órgão sexual feminino.
A Pepsi também sofreu. E foi na China – com aqueles caracteres impossíveis. O tradutor local pegou a frase "Come Alive with the Pepsi Generation" – algo como “Viva a Geração Pepsi” - e aprontou essa: “Pepsi traz seus ancentrais de volta de seus túmulos". Na Itália, a Água Tônica Schweppes virou Água de Toilette Schweppes. Ninguém bebe um negócio desses...
Já a Colgate americana fracassou no lançamento na França do produto “Cue” que é o nome de uma revista pornográfica muito conhecida em Paris. Mas não para por aí. A Electrolux europeia tentou lançar um aspirador de pó nos Estados Unidos com o slogan: “Nothing sucks like an Electrolux". Precisa traduzir?
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Coca e Pepsi aprontam na Espanha
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
É dura a vida de blogueiro: bebe-se cada coisa...
Grass Jelly Drink é uma bebida produzida na China pela Taisun. O produto foi alvo de uma degustação pelo Blog do Refri. A latinha de 330 ml do chá da fruta lichia pronto para beber - com muitos pedacinhos de gelatina – foi aberta gelada e oferecida a três integrantes da família do editor. Ainda bem que são pessoas tranquilas e unidas. Se fosse um grupo mais tenso ia ter gente saindo no tapa...
Para o nosso gosto ocidental, o produto não é mesmo grande coisa e beber o chá com os pedacinhos de gelatina dá a sensação de que peixinhos vivos estão habitando o espaço entre a língua e o céu da boca. O consumidor só tem duas opções para se livrar da estranha sensação...
O editor – que gosta de experimentar tudo – bebeu um copo inteiro. Mas não foi nada sensacional. A mulher e sócia não passou do primeiro gole: “parece gelatina de lavanda Johnson’s misturada com chá sem açúcar”. A filha de sete anos acompanhou a ideia: “Isso é gelatina de perfume com sabonete e limão”. Já o sogrão – que não recusa nem sopa de pedras – disse que não beberia novamente aquele suco de sabonete. A não ser que os ditadores chineses o obrigassem.
Para quem gosta de viver perigosamente aqui vai a dica: a latinha do chá de gelatina custa R$ 2,50 e é encontrada em lojinhas de alimentos orientais – muito comuns no bairro da Liberdade, em São Paulo, e em Laranjeiras e Flamengo, no Rio. Se resolver experimentar, que seja um ato isolado. Mantenha o produto longe do alcance das crianças. E das pessoas de bom gosto.
Pedacinhos de gelatina dão sensação especial à degustação do produto chinês
terça-feira, 12 de outubro de 2010
Produtos com nomes estranhos. Existem?
Para evitar transtornos desse tipo, a marca Sony – me disse certa vez o saudoso professor Valladão, de marketing da UFF - somente foi adotada pela Tokyo Tsushin Kogyo, do empresário Akio Morita, depois de um levantamento mundial. Os caras tomaram o cuidado de ver o significado de Sony em cada canto do planeta e em nenhum lugar o nome gerou qualquer desconforto, sendo adotado em seguida.
Quando virou notícia no mundo todo, o mafioso italiano Tommaso Buscetta trouxe problemas para os apresentadores de telejornais no Brasil. O jeito foi inventar o “Busqueta” embora a pronúncia fosse mesmo outra. E quando a seleção brasileira joga contra a do Peru? O locutor sofre: expressões como “não dá mole”, “endurece”, “cresceu no primeiro tempo mas se encolheu no segundo”, “tá jogando duro”, “joga pelas pontas”, “adotou a tática de penetrar pelo meio” são inevitáveis. Se vira, Galvão Bueno...
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
As aparências enganam...
sexta-feira, 8 de outubro de 2010
Santo de casa faz milagre!
Consumidor tem o hábito de preservar os produtos regionais
"Xavecos" e "cantadas" em comerciais de refrigerantes
Neste segundo, rodado no Paquistão, muda a marca do refrigerante, mas a intenção permanece a mesma. Vai dar namoro - depois que ele se recuperar da queda, claro:
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
Embalagem de vidro polui mais que alumínio!!!
Pegada de carbono é assunto do dia
A pegada de carbono de uma lata de alumínio de 330 ml - vendida na Grã-Bretanha - é de 170 gramas. Já a garrafa de vidro (330 ml) – ao longo de seu ciclo de vida, deixou um rastro de 360 gramas de carbono. Como o conteúdo é o mesmo, a diferença ficou na embalagem. Além disso, o estudo da Carbon Trust mostrou que a reciclagem pode reduzir a "pegada" em até 60%.
O estudo será apresentado hoje em seminário voltado para discutir a sustentabilidade do ciclo de vida de latas de alumínio para bebidas. No evento, em São Paulo, será divulgado um outro estudo sobre o impacto ambiental das embalagens feito pela Aluminum Association, dos Estados Unidos. A organização é da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas).
quarta-feira, 6 de outubro de 2010
A bola vai rolar e a grana também!
terça-feira, 5 de outubro de 2010
Quando publicidade e arte se misturam...
Canudos melhoram a fachada...
Receita da Schin para aumentar flexibilidade: demitir funcionários...
Em Tempo: "otimizar"(!?) ... Fala sério!
segunda-feira, 4 de outubro de 2010
“Comer, rezar, amar” e beber refrigerante...
A marca foi comprada pela Coca-Cola em seu reingresso à Índia em 1993 – a companhia deixara o mercado em 1977 por não concordar com mudanças na legislação sobre a regulação de indústrias estrangeiras no país. A princípio, a empresa de Atlanta pretendia acabar com a Thums Up mas logo percebeu que o produto - maior patrocinador dos jogos de cricket naquele país - serviria como arma na guerra contra a Pepsi, num mercado de 1,1 bilhão de pessoas.
Importante: se o gesto de levantar o polegar para cima tem conotação positiva em países como a Índia e o Brasil, o mesmo não se pode dizer da Austrália, onde tem significado chulo e ofensivo. Quando estiver na terra dos cangurus e do bumerangue não cumprimente ninguém levantando o polegar. Senão o Crocodilo Dundee te pega com aquele facão...
sábado, 2 de outubro de 2010
Sábado é dia de cinema (até mesmo na China)
Imagine a quantidade de pipoca para acompanhar o refrigerante
Pode parecer um comercialzinho inocente da marca de refrigerante mais famosa do mundo no país mais populoso do mundo, com seus mais de 1,3 bilhão de habitantes. Mas você sabe que não se brinca com dinheiro e publicidade. A coisa é séria. E o filme que você vai ver a seguir pode ser, por exemplo, um dos comerciais mais vistos do planeta - por motivos óbvios.
Detalhes da produção: veja como os ambientes são limpos, a cidade parece moderna e a fotografia do produto é irrepreensível - detalhe para o "suor" da garrafa...
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
Consumidor busca prazer e sensações
O espectador assiste ao comercial de um novo produto – pode ser um refrigerante, uma cerveja ou mesmo um perfume. A sensação ao experimentá-lo deverá remetê-lo à situação prazerosa sugerida no anúncio. Este é o resultado de uma pesquisa sobre bebidas revelando que as respostas positivas a novos sabores estão condicionadas a associações emocionais. Em outras palavras: não adianta apresentar novos rótulos, conceitos ou embalagens sem trazer uma nova sensação.
Um exemplo recente disso pode ser a repaginada da Coca-Cola Light, produto que mudou a embalagem e conceito mas também o sabor, acertando em cheio no gosto do consumidor. De nada teria valido todo esforço sem trazer uma nova percepção, e para melhor. O estudo avaliou a reação de 216 pessoas e foi publicado na revista Food Quality and Preference estabelecendo novas conexões entre sensações positivas como alegria e bebidas com sabor sem adição de ingredientes ativos, informou a consultoria Beverage Daily.
Pakera no Rio...
O grupo Pakera vai investir no segmento dominado pelos refrigerantes H2OH! e Aquarius. O Hydric – sabor limão - ganhou um banho de loja, recebendo nova embalagem e visual. O produto é um refrigerante levemente gaseificado, de baixa caloria e sem adição de açúcar. Para o verão carioca, o fabricante espera vender cerca de 480 mil garrafas.